terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fazendo Jus - Arnold Newman

“Quanto a mim, a maneira como eu trabalho, eu o faço por causa do tipo de pessoa que sou - o meu trabalho é a expressão de mim mesmo. Reflete o meu fascínio com as pessoas, o mundo físico ao nosso redor, e as emoções do meio no qual eu trabalho. Não alego de que meu caminho é o melhor ou o único caminho, é simplesmente a minha maneira. É uma expressão de mim mesmo, da maneira como eu penso e sinto.”

- Arnold Newman, uma vida em Fotografia

Arnold Newman é reconhecido como um dos grandes mestres do século 20/21 e seu trabalho mudou omodo como vemos hoje o “retrato”. Ele é reconhecido como o "Pai da Retrato Ambiental". Seu trabalho é coletado e exposto nos principais museus de todo o mundo, incluindo o Metropolitan Museum of Art de Nova York, The Museum of Modern Art de Nova Iorque; O Art Institute de Chicago; A Museu de Arte de Los Angeles; O Philadelphia Museum; A Tate e a National Portrait Gallery, em Londres; O Museu Israel, em Jerusalém, e muitos outros museus proeminentes na Europa, Japão, América do Sul, Austrália, etc.

Newman foi um importante contribuinte de várias publicações, tais como Nova Iorque, Vanity Fair, LIFE, Olha, Holiday, Harper's Bazaar, Esquire, Town and Country, Scientific American, New York Times Magazine, e muitos outros. Existem inúmeros livros publicados sobre os trabalhos de Newman, além de inúmeras histórias sobre suas fotografias, catálogos, artigos e programas de televisão. Ele recebeu muitos prêmios importantes das principais organizações profissionais dos E.U.A. e no exterior, incluindo a American Society of Media Photographers, The International Center of Photography, The Lucie Award, The Royal Photographic Society Centenary Award, bem como France’s “Commander of the Order of Arts and Letters. Em 2005, Newman foi considerado pelo Photo District News como um dos 25 mais influentes fotógrafos ainda vivos. Em 2006, Newman foi premiado com uma medalha de ouro pela National Arts Club. Ele possuiu nove doutorados honorários e realizou palestras e workshops por todo o país e do mundo.

Arnold Newman morreu em 6 de junho de 2006 na cidade de Nova York.
Ele tinha 88 anos. (1918-2006)






Nenhum comentário:

Postar um comentário